domingo, 29 de dezembro de 2013

REFLEXÃO FINAL
 
Termino a minha participação neste módulo de formação deixando a minha reflexão final e manifestando o meu agrado por me ter sido dada a possibilidade de alargar os meus conhecimentos sobre RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS ACESSÍVEIS. Obrigado a todos!!!
 
 
 

A minha participação neste curso de formação contribuiu de forma ativa para aumentar e diversificar os meus conhecimentos sobre as diferentes dimensões do conceito de «abertura» em educação, conceber e criar unidades de aprendizagem com instrumentos fornecidos e criar recursos educativos abertos com ferramentas livres, respeitando as normas de acessibilidade e atribuindo licenças livres. 
De uma maneira geral o curso estava bem estruturado e encadeado. Os conteúdos disponibilizados foram diversificados, foram apresentadas propostas de trabalho com fórum de ajuda técnica interessantes e motivadoras. Estas deram-me a possibilidade de desenvolver competências na área das TIC e contribuíram também para repensar as metodologias usadas em contexto de sala de aula.
Considero, no entanto, o curso um pouco complexo e extenso para o período de tempo definido inicialmente. A informação era extensa, densa e com a dificuldade acrescida por se encontrar, na sua esmagadora maioria, numa língua diferente da língua materna. Estas dificuldades em parte foram colmatadas pelo alargamento do prazo de entrega das atividades. Sem este alargamento e a trabalhar individualmente, seria de todo impossível da minha parte concluir o curso.
O ambiente de aprendizagem foi bom e os formadores muito competentes e disponíveis para colaborar com os formandos.
Em suma, este curso foi na minha perspetiva, uma mais-valia para o enriquecimento dos meus conhecimentos científicos e profissionais, pelas orientações sugeridas, pelo trabalho desenvolvido, pela abertura de espírito e partilha. Os objetivos definidos foram globalmente atingidos.
Termino expressando o meu desejo de continuar a trabalhar com esta equipa. Aguardo com espectativa o próximo convite.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário